Politica

22/02/2024 08:23

Lula reforça candidatura do Brasil como país-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027

FIFA realizou visita ao Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife. Decisão será anunciada em 17 de maio

Depois de receber, na década passada, os dois maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Brasil, mais uma vez, trabalha para trazer ao País mais um megaevento: a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027.

"Temos uma Copa pronta. Nós não teremos que fazer novos estádios, não teremos que construir arenas. Ao contrário, as arenas estão feitas, estão realizadas. Temos logística, temos estrutura turística, estrutura de hotéis. Enfim, somos um País preparado para receber e nos colocamos à disposição (da FIFA).”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Para reforçar a candidatura brasileira e o compromisso em realizar o maior Mundial Feminino de Futebol de todos os tempos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quarta-feira (21/02), membros da Comitiva Oficial da FIFA que estão no Brasil para uma visita de inspeção no contexto do processo de candidatura do País. O ministro do Esporte, André Fufuca, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, participaram da reunião.

“Tivemos esse debate, esse diálogo junto com o presidente da República, junto com o presidente Ednaldo, da CBF, para demonstrar a total sensibilidade e interesse do Brasil de poder mais uma vez capitanear uma Copa do Mundo, dessa vez feminina. Será a primeira Copa do Mundo (feminina) da história feita em solo nacional. Nós temos a total certeza de que isso será uma mola propulsora no que diz respeito ao fortalecimento do esporte feminino no nosso país”, destacou André Fufuca.

“O presidente Lula é um grande entusiasta do futebol, um apaixonado pelo futebol, e foi uma agenda muito positiva, ele está muito feliz e muito entusiasmado”, reforçou o ministro Paulo Pimenta.

Além do Brasil, que busca realizar o primeiro Mundial de Futebol Feminino da FIFA na América do Sul, a entidade máxima do futebol recebeu duas candidaturas conjuntas: uma formada por Estados Unidos e México e outra pelo trio Bélgica, Alemanha e Holanda. A decisão será anunciada no dia 17 de maio, no Congresso da FIFA, que será realizado em Bangkok, na Tailândia.

MARACANà– Nesta terça-feira (20), a comitiva da FIFA esteve no Rio de Janeiro, primeira cidade inspecionada pelos membros da Federação Internacional de Futebol. Eles visitaram o estádio do Maracanã, além de centros de treinamento para equipes e árbitras, hotéis, centro de imprensa e o Museu da CBF.

Em Brasília, além do encontro com o presidente Lula, os profissionais da FIFA visitaram o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o centro de treinamento do Brasiliense, além de hotéis da capital. A comitiva ainda visita instalações em Salvador (BA) e Recife (PE). Ao todo, dez cidades foram escolhidas como sedes no projeto de candidatura do Brasil.

Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Fortaleza e Manaus, que não receberão a comitiva da FIFA nesta fase de visitas técnicas, receberão jogos do Mundial caso o Brasil seja escolhido como sede do evento.

O ministro do Esporte lembrou que, após a realização da Copa de 2014, o Brasil dispõe de toda a infraestrutura necessária para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027, não apenas no que se refere a estádios.

“Temos uma Copa pronta. Nós não teremos que fazer novos estádios, não teremos que construir arenas. Ao contrário, as arenas estão feitas, estão realizadas. Temos logística, temos estrutura turística, estrutura de hotéis. Enfim, somos um país preparado para receber e nos colocamos à disposição (da FIFA). O próprio presidente da República fez questão de, ainda no ano passado, instituir um grupo interministerial formado por 23 ministérios, para nós podermos, a pedido da FIFA, demonstrar interesse em todos os quesitos em que fomos questionados. Acreditamos que o Brasil é o país favorito e se colocará à disposição, mais uma vez, para dar exemplo para todo mundo sobre como se faz grandes eventos”, afirmou André Fufuca.

Já o presidente da CBF afirmou que, assim como o Governo Federal, a entidade está confiante no sucesso da candidatura brasileira. Ele destacou que o momento é muito oportuno para receber um Mundial devido ao crescimento do futebol feminino no país.

“Estamos bastante confiantes, não só pela estrutura que o Brasil oferece, mas também pelo crescimento linear que está havendo no futebol feminino em nosso país, onde mais clubes estão disputando competições e temos mais competições para que as atletas possam estar jogando. E também a cadeia de gestão, com muitas treinadoras sendo preparadas, muitas gestoras. Isso é muito importante para que a Copa do Mundo aconteça no Brasil, porque consolida de uma forma geral esse crescimento que tem acontecido no futebol feminino”, afirmou Ednaldo Rodrigues.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708