Novo livro de Filipe Gimenes de Freitas apresenta histórias de vô Manuel que convidam a reflexões existenciais
“E agora, vô Manuel? Lições e histórias de um benfeitor espiritual” é o titulo do novo livro que Filipe Gimenes de Freitas vai lançar dia 14 de março, no prestigiado espaço cultural Sesc Arsenal, às 19 horas, pelo selo Edições Aroe, da Entrelinhas Editora. Este é o terceiro livro do autor, que já lançou “Cristão do Terceiro Milênio” e “A simplicidade é o caminho”, com grande aceitação do público leitor.
Filipe explica que esta obra traz vivências do vô Manuel, um benfeitor espiritual, “em suas falas simples, mas regadas de muita sabedoria. É o avô carinhoso que à luz do Evangelho, acolhe a todos que o procuram, sem deixar de ser firme nas horas necessárias.” O autor ressalta que todas as histórias são verídicas, mas foram suprimidos os nomes das pessoas e particularidades que poderiam identificá-las, “uma vez que a relevância e o propósito deste livro estão nas lições em si e não em quem passava por dificuldades”.
O livro tem a apresentação do arte-educador, espiritualista e também autor João Batista Conrado: “O vô Manuel dá o sinal vermelho: Desacelera... Nem tudo está sob nosso controle. É tanta coisa a estimular nossa compreensão que, por uma questão de preservação de nossa própria identidade, se não estivermos atentos, acabamos vibrando num ambiente hostil, pernicioso e totalmente desnecessário. Ler e refletir esses ensinamentos de vô Manuel é um momento especial a expandir nossa sensibilidade, despertar nossas virtudes, a desacelerar nossa ansiedade de resolver as coisas num estalar de dedos. É nos presentear com um mergulho em nossa própria vida d’Alma, possibilitando o resgate da nossa genuína identidade. Desenvolver nossa aptidão de sentir com esmero nossa vida íntima, assim como aprimorar nossa ressonância com nossos semelhantes, nossa intimidade com a Mãe natureza e acima de tudo nossa ressonância com Deus.”
“Este novo livro de Filipe Gimenes de Freitas apresenta 35 histórias relatadas de forma simples, sobre questões fundamentais, além de um capítulo extra e dos paratextos editoriais. Assim como o seu primeiro e segundo livro, convidam o leitor do terceiro milênio para reflexões existenciais que levam a um novo olhar sobre a vida, as relações humanas e o que realmente importa nesta curta caminhada”, opina a editora Maria Teresa Carrión Carracedo, que destaca a importância dos diferentes olhares percepções e vivências religiosas em todas as culturas, do oriente ao ocidente. “Filipe vem desenvolvendo um trabalho admirável em suas palestras presenciais de sensibilização e lives, em que milhares de pessoas estão em busca de alimento espiritual por meio da internet. Seus livros e ações plantam sementes que devem, no mínimo, provocar reflexões fundamentais em seus leitores.”
Em mensagem psicografada pelo autor em 2014, vô Manuel se apresenta: “Hoje, trabalho no plano espiritual e auxílio a pessoas que trabalham com cura; muitos me perguntam por que não me mostro como um médico e sim como um simples escravo negro. Digo que as marcas que mais tocam o coração do homem são as que formam cicatrizes na caminhada entre as vidas. Como médico, aprendi muito e sou grato, mas como negro, posso dizer que carrego as marcas exemplares da minha caminhada, pois o Cristo me ensinou que os dons recebidos de graça devem ser dados também gratuitamente.”
O Autor, através desta obra, faz uma singela homenagem a quem viu, nomeou e batizou o vô Manuel – a médium umbandista D. Maria José da Silva Matos (nascida em 11 de abril de 1939 e falecida em 28 de setembro de 2024), que trabalhou por mais de 67 anos em favor do próximo e carregou a humildade e a caridade como exemplos maiores de sua passagem pela Terra. Filipe homenageia também um “irmão de fé, uma alma amada por muitos, um médico que honrou como poucos a sua profissão, um poeta do povo e um amigo querido – Ivens Cuiabano Scaff –, que voltou à casa do Pai em 21 de fevereiro de 2024, e quem prefaciou a sua primeira obra (Cristão do Terceiro Milênio)”.
SOBRE O AUTOR
Filipe Gimenes de Freitas (1977) é natural de São Caetano do Sul, estado de São Paulo. Atua como palestrante em casas religiosas pelo Brasil e até fora do país, sendo facilitador de temas a respeito do Evangelho e autoconhecimento.
Idealizador (juntamente com a sua esposa, Camila) e presidente do Instituto Cisco de Deus, projeto social que atende comunidades no estado de Mato Grosso, primando pelo incentivo de crianças e adolescentes à leitura, à educação e à cultura, plantando a semente da esperança nas novas gerações. Fundador do grupo musical “Notas de Amor” que leva o Evangelho através da música por diversas cidades.
Possui canal no no YouTube (procure por: Filipe Gimenes de Freitas) com vídeos acerca de reflexões do Evangelho. E no Instagram e Facebook (@filipegimenesdefreitas) sempre divulga mensagens e vídeos edificantes.
É Autor dos livros “Cristão do Terceiro Milênio: Um convite ao mergulho interior” (2019) e “A simplicidade é o caminho” (2020), ambos pela Edições Aroe, selo da Entrelinhas Editora, casa publicadora em Cuiabá, Mato Grosso.
Serviço:
Lançamento do livro “E agora, vô Manuel? – Lições e histórias de um benfeitor espiritual, de Filipe Gimenes de Freitas, pela Edições Aroe.
Sesc Arsenal, dia 14 de março, as 19 horas.
Valor do investimento: R$ 40,00