Cidades

SERVIÇOS ESSENCIAS 27/03/2024 08:47

Comércio de Cuiabá e VG não funcionará na Sexta-feira da Paixão; veja o abre e fecha

O comércio de Cuiabá  e Várzea Grande não irá funcionar no feriado da Sexta-feira da Paixão (29), conforme divulgou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT). A Prefeitura da Capital já decretou ponto facultativo. Demais instituições, como bancos e Correios, também não irão funcionar nas duas cidades, retornando com as atividades no dia 1° de abril, segunda-feira. 

O comércio é proibido de abrir na data, como consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento assinado entre os sindicatos patronais e o laboral, dos funcionários, com mediação da Fecomércio. Bancos e Correios também devem seguir a mesma regulamentação. 

Já com relação ao funcionamento do comércio nas demais cidades do Estado, a Federação lembra que devem ser observadas as obrigações previstas nas convenções coletivas de trabalho que abrangem o respectivo município de atuação.

REPARTIÇÕES PÚBLICAS

A Prefeitura de Cuiabá já decretou ponto facultativo. As atividades retornam apenas na segunda-feira. Já em Várzea Grande ainda não foi anunciado o decreto. O Estado, até a publicação desta reportagem, também não havia decretado ponto facultativo. 

BANCOS E CORREIOS

Nos bancos e Correios, também ficam suspensas as atividades a partir de sexta, retornando apenas na segunda. Contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) e os carnês com vencimento no dia 29 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

Cabe destacar que, mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. 

SHOPPINGS

Nos shoppings centers, as lojas não abrirão e apenas as praças de alimentação e o cinema vão operar normalmente, das 11h às 22h.  No sábado, os estabelecimentos vão funcionar no horário habitual, das 10h às 22h.  

Já no domingo de Páscoa, a praça de alimentação e o cinema vão atender das 11h às 22h. No caso das lojas, o atendimento ocorrerá das 14h às 20h.

SERVIÇOS ESSENCIAS

Fica mantido o funcionamento de serviços essenciais, como saúde, segurança, manutenção e distribuição de água, coleta de lixo energia elétrica e Defesa Civil, segundo a Fecomércio. 


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708