Saúde

14/02/2022 22:43

EXCETO IMUNOCOMPROMETIDOS Ministério cita 'incertezas' e não recomenda aplicação da 4ª dose em MT

Fonte:GD

O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica na qual não recomenda a aplicação da quarta dose de vacina contra a covid-19 para a população em geral. A medida, assinada na última sexta-feira (11), traz como exceção da recomendação apenas o grupo de pessoas imunocomprometidas.

A nota, que é assinada pelo diretor de programa da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à covid, Danilo de Souza Vasconcelos, aponta em determinado trecho que ainda há "incerteza quanto à eficácia e segurança da 4ª dose de vacinas ou segunda dose de reforço contra a covid em idosos".

Além disso, o texto cita que é necessário um melhor entendimento sobre o intervalo entre as doses de reforço aplicadas em idosos e a queda na efetividade da vacina.

"Até o momento considerando o recomendado pela OMS bem como os dados existentes, não existem subsídios robustos suficientes no Brasil para a recomendação de uma 4ª dose para a população geral, exceto imunocomprometidos", destaca trecho do documento.

 

O comunicado do Ministério da Saúde tem o potencial de frustrar a discussão que seria feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta semana a respeito da logística de aplicação da quarta dose.

 

Diante do comunicado do Ministério, a reportagem entrou em contato com a SES no início da tarde para tratar sobre o tema e verificar qual a postura de Mato Grosso frente à recomendação. Contudo, até a publicação da matéria, não houve resposta por parte da pasta.

 


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708