Saúde

18/01/2022 11:25

Em um ano, vacinação reduz mortes e desafoga hospitais em MT

Fonte:MidiaNews

Com o avanço da imunização contra a Covid, Estado viu o número de mortes e hospitalização caírem

"O que eu sinto agora é alegria", comemorou a técnica de enfermagem Luiza Batista de Almeida após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso. Feito que completa um ano nesta terça-feira (18). Ao longo desse período, a imunização tem reduzido a hospitalização de pacientes e o número de mortes de pessoas que foram vacinadas.

Apesar de ser o ano da vacinação, até a cobertura vacinal atingir boa parte da população, muitas pessoas continuaram perdendo a vida em decorrência de complicações da Covid. Os casos aumentaram significativamente com a flexibilização dos decretos municipais e a falta de isolamento da população, além  da chegada da variante ômicron, que é mais contagiosa. 

 

No Estado, 201.509 pessoas foram infectadas e outras 4.857 morreram pela doença no ano de 2020. Os meses mais graves foram entre junho e setembro, com o número de casos chegando a 1.991 por dia.

 

Já em 2021, com as novas ondas do vírus, principalmente entre os meses de março e maio, houve continuidade no crescimento de casos e mortes. O recorde de óbitos, o mais alto até hoje, foi registrado em 5 de abril, com 128 vítimas do vírus em apenas 24 horas. À época, Mato Grosso tinha pouco mais de 68 mil pessoas com o esquema vacinal completo.

 

Com o avanço da vacinação, foram diminuindo a ocupação de leitos, atingindo os menores índices em relação ao ano anterior. Em 10 de outubro, a ocupação de leitos de UTIs com internação de Covid ficou em 24,16%, o menor desde maio de 2020.

 

Gráfico 1

 

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o ritmo de óbitos pela doença em 2020 avançou em uma crescente constante, conforme o gráfico acima. 

 

As barras representam o acumulado de óbitos semanalmente, enquanto os pontos pretos mostram o total acumulado.  Na semana 29, em julho, o total de mortes chegou a 305, por exemplo.

 

Gráfico 2

 

No ano seguinte, na semana 14, em abril, houve 648 mortes. Ainda neste ano, Mato Grosso registrava as primeiras variantes do coronavírus, a Alfa e Delta, de acordo com o Ministério da Saúde.  

 

A vacinação ganhou mais ritmo entre junho e outubro. Apenas entre os quatro meses, o esquema vacinal completo dos mato-grossenses aumentou 38,2%. Em novembro, metade da população já tinha tomado as duas doses ou a dose única contra a Covid-19 (Gráfico 3 abaixo). 

 

No mesmo período, as mortes foram reduzidas. De acordo com o gráfico da SES, a semana 45, entre 8 e 14 de novembro, somava apenas 14 óbitos. 

 

 

Gráfico 3

 

A corrida continua

 

De acordo com o ranking de aplicação de vacinas contra a Covid do Estado, até a segunda-feira (17), 85,6% da população adulta já receberam a 1º dose da vacina.

 

Com esquema vacinal de duas doses ou dose única, 67,8% da população está imunizada. Mato Grosso já recebeu 6.724.217 doses de imunizantes contra a Covid-19 até o momento.

 

É previsto a chegada de mais 140 mil doses da vacina Pfizer para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional nesta terça.

 

Chegou a vez dos pequenos

 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em 16 de dezembro do ano passado a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/Wyeth para crianças de 5 a 11 anos.

 

A vacinação de crianças, após polêmicas envolvendo o Governo Federal, que era contra, finalmente começa em Mato Grosso. As primeiras doses da vacina pediátricas devem chegar no Estado nesta terça.

 

São 23 mil doses para crianças. De acordo com a SES, Mato Grosso tem cerca de 400 mil crianças aptas a serem vacinadas contra a Covid-19.

 

A vacina infantil é diferenciada em relação aos imunizantes utilizados em pessoas maiores de 12 anos. A dosagem e composição são menores.

 


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708