Saúde

23/03/2020 14:47 Olivre

Vacinas para gripe acabam em menos de duas horas em Cuiabá

A irritação tomou conta de alguns idosos que foram aos postos de saúde de Cuiabá para tomar a vacina contra Influenza.

Eles queriam explicações sobre a ausência das doses e não aceitaram a justificativa de que o Ministério da Saúde mandou uma quantidade inferior à demanda para a campanha, iniciada e suspensa nesta segunda-feira (23).

Conforme a prefeitura de Cuiabá, apenas 14% do total solicitado foi encaminhado e durou apenas duas horas. Enquanto o ideal era 67 mil doses, apenas 9,5 mil estavam nos estoques.

Sem a vacina, a única solução encontrada pelo Município foi suspender os trabalhos, que serão retomados na sexta-feira (27).

A técnica de enfermagem Laura Aparecida Moura conta que a situação foi tensa em muitas unidades. A procura foi além do estimado devido à soma da pandemia do coronavírus com falta de informação.

“Eles acreditavam que a vacina ia imunizá-los contra a Covid-19, mas não é isto. O objetivo é evitar que se tenha H1N1 e outras influenzas, o que pode baixar a imunidade e tornar o coronavírus mortal”, esclarece.

Antecipação de campanha

Desde a semana passada, o governo Federal anuncia o adiantamento da campanha de vacinação contra a Influenza. Tradicionalmente, o trabalho é feito em agosto, mas por conta da pandemia, optou-se por antecipar.

“Nunca tivemos problemas com o público porque em agosto estamos com todas as doses”, disse Lara Moura.

Agressões

Os profissionais foram agredidos verbalmente e muitos dos pacientes diziam que iam morrer por conta da falta de vacina.

“A enfermagem foi massacrada, mas a culpa é do Ministério da Saúde”.

No bairro CPA1 houve um princípio de tumulto, que também foi registrado nos bairros Bela Vista e Carumbé.

Vale lembrar que agora seria a 1º fase da campanha, destinada aos idosos e profissionais de saúde, considerados também do grupo de risco para a Covid-19.

 

Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708