Saúde

06/01/2020 18:05 HNT

Médicos convocam assembleia e indicam possibilidade de greve em Cuiabá

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) deve discutir no próximo dia 15, uma possível paralisação por parte da categoria no âmbito estadual. A convocação de uma assembleia extraordinária foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (6).

De acordo com a publicação assinada pela presidente do Sindimed Evelyn Hack Bidigaray, a discussão será pautada no projeto de lei complementar que altera de 11% para 14% alíquota dos servidores públicos.

 

A categoria reivindicará ainda sobre adicional e insalubridade, discutirá condições de trabalho nas unidades de saúde, a terceirização dos serviços e possível indicação de greve.

Já para os profissionais da rede municipal de saúde, o Sindimed agendou uma assembleia geral para esta quarta-feira (8), para discussão de pautas e votação de uma possível greve dos servidores. A convocação da assembleia foi publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (3).

A assembleia foi dividida em duas sessões e serão discutidas falta de condições de trabalho, pagamento incompleto do décimo terceiro salário, terceirização dos serviços médicos como também indicativo de paralisação da categoria.

Outro lado 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que ainda não se posicionou sobre o assunto. 

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) respondeu, por meio de nota, que o que faltou em relação ao décimo terceiro foi a parte da insalubridade, pois está auditada. “Os valores da folha chegaram muito distorcidos em relação aos meses anteriores, por isso houve a necessidade de uma nova conferência, que será efetivada até a próxima semana. Assim que o processo for concluído, os pagamentos serão realizados”, diz trecho do documento.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, rebateu as acusações diante das reclamações por falta de condição de trabalho nas unidades de saúde. “Com a abertura do HMC a equipe passou a trabalhar em um ambiente amplo, limpo e com todo o conforto e materiais necessários para um bom atendimento. Os servidores que ficaram no antigo Pronto Socorro estão nas alas que já passaram por reformas, portanto com condições adequadas de trabalho. As Unidades Básicas de Saúde estão passando por reformas e ampliações, proporcionando aos funcionários melhores condições para trabalhar”.

Confira a nota na íntegra:

Em relação à questão do pagamento dos plantões extras dos médicos da rede, Secretaria Municipal de Saúde informa:

- Já foram pagos todos os plantões dos meses de janeiro a outubro de 2019. Os plantões de novembro e dezembro estão sendo levantados pelo RH da SMS para posterior pagamento.

- O que faltou do pagamento do décimo terceiro dos médicos foi a parte da insalubridade, que está sendo auditada. Os valores da folha chegaram muito distorcidos em relação aos meses anteriores, por isso houve a necessidade de uma nova conferência, que será efetivada até a próxima semana. Assim que o processo for concluído, os pagamentos serão realizados.

- O secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho discorda do posicionamento do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso sobre a questão de falta de condições de trabalho. Com a abertura do HMC a equipe passou a trabalhar em um ambiente amplo, limpo e com todo o conforto e materiais necessários para um bom atendimento. Os servidores que ficaram no antigo Pronto Socorro estão nas alas que já passaram por reformas, portanto com condições adequadas de trabalho. As Unidades Básicas de Saúde estão passando por reformas e ampliações, proporcionando aos funcionários melhores condições para trabalhar.

- A questão das terceirizações dos serviços médicos já foi resolvida com decisões favoráveis da Justiça.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708