Politica

18/02/2021 10:24

Mendes diz que prisão de deputado não resolverá problemas da fake news

Pablo Rodrigo GD

O governador Mauro Mendes (DEM) comentou a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ),  nesta terça-feira (16), por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Para ele, a prisão não resolverá o problema das fake news e linchamento virtual que ocorre nas redes sociais.  

"Se a gente quer consertar isso, não é com prisões do STF. Tem que botar um freio nisso com uma pena mais dura, mais severa para quem transgredir ao direitos da liberdade e para irresponsabilidade de acusações não fundamentadas na verdade", disse Mendes durante entrevista à rádio Jovem Pan.  

Segundo o chefe do Poder Executivo de Mato Grosso, muitas pessoas têm transformado a liberdade de expressão em algo "nocivo". "As pessoas vão para as redes sociais e xingam, falam absurdos, te chamam de corrupto, de vagabundo. Falam o que querem e fica por isso mesmo. Isso está errado também", afirmou.  

"É preciso pôr um freio nisso. Cabe ao Congresso Nacional. Não cabe ao Supremo. Quer botar freio nisso, que o Congresso tenha coragem de fazer uma lei, já falei isso muitas vezes, para penalizar duramente como nos Estados Unidos", completa.  

 

Para Mauro Mendes, qualquer pessoa pode falar o que pensa, desde que seja verdade, e, caso seja mentira seria preciso que a responsável pague uma indenização alta. "No Brasil, se alguém move a Justiça, ganha uma indenização de R$ 3, R$ 5 mil".   

Daniel Silveira foi preso horas após publicar um vídeo em suas redes sociais atacando os ministros do STF. A prisão do deputado foi determinada por Moraes no âmbito do inquérito sigiloso que apura ameaças, ofensas e fake news disparadas contra ministros do STF e seus familiares.  

 

No despacho, Moraes diz que "as manifestações do parlamentar Daniel Silveira, por meio da redes sociais, revelam-se gravíssimas, pois, não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito". (Com R7 Notícias)


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708