Policial

01/04/2020 10:40 MidiaNews

Comandante-geral não crê em caos, mas diz que PM está preparada

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, afirmou não ver a possibilidade de se instaurar um caos social em Mato Grosso caso a crise da pandemia do novo coronavírus se estenda por muito tempo. Porém, disse que a PM está preparada para o cenário.

Por conta do avanço da Covid-19, a orientação é fechar estabelecimentos e permanecer em casa.

“Nós trabalhamos com várias variáveis e prospecções de cenários. Não acreditamos que chegaremos a isso, mas estamos nos preparando para possíveis situações como essa”, afirmou o coronel.

Para o comandante-geral, é essencial manter a calma durante a crise. Ele orientou as pessoas a serem cautelosas quando forem fazer algo.

 

"Não acreditamos que chegaremos a isso, mas estamos nos preparando para possíveis situações como essa"

 

Ele pediu que a população confie no trabalho da Polícia Militar, que se dispõe a auxiliar em momentos difíceis.

“Tenhamos calma, um pouco de paciência, sejamos serenos nas nossas atitudes, nas nossas decisões e que contem com a nossa instituição”, disse.

“A nossa instituição sempre esteve presente em todos os grandes eventos da história mato-grossense. A PM está pronta para ajudar e ser um auxiliador da sociedade mato-grossense nesse momento difícil”.

 

Ação nas ruas

 

Neste tempo de pandemia, a PM tem atuado em duas frentes de ação. Uma delas são as rondas ostensivas e a outra consiste em orientar a população sobre as medidas protetivas contra o vírus, segundo o comandante-geral.

“Nós estamos trabalhando de maneira preventiva contra essa situação. No dia que iniciou o decreto, já foram 29.905 pessoas orientadas. Essas pessoas orientadas foram só aquelas pessoas que a PM para, aborda, conversa, esclarece, atende”, explicou.

Cel Jonildo Assis PMMT

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis

Desde o dia 23, quando passou a valer o primeiro decreto no Estado que fechava todos os comércios, a PM atendeu mais de 800 ocorrências de pessoas em parques, estabelecimentos abertos, aglomeração de pessoas e similares para orientar e dispersar.

“A orientação é muito importante, porque evita que a pessoa tome qualquer atitude em desacordo ao que estabelece as determinações do decreto”, disse.

De acordo com o comandante-geral, também houve um aumento em 35% na quantidade de policiais militares nas ruas e o policiamento foi reforçado.

“Estamos buscando parar todo nosso trabalho administrativo. Estamos todos na rua. Nossos comandantes estão nas ruas”, afirmou.

Segundo ele, houve diminuição no número de furtos a comércios fechados com a pandemia. No entanto, a Polícia registrou aumento no número de invasões a agências bancárias.

“Aumentamos a presença ostensiva na rua e as regras de convívio social acabam atingindo a todos, até mesmo uma pessoa que vive do crime. Eles [criminosos] estão se adaptando. Nós tivemos algumas tentativas por esses dias de invasão a estabelecimento bancário, mas todas frustradas pela ação rápida da Polícia Militar”, completou.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708