Educação

13/03/2020 06:07

Escola construída em Barão de Melgaço vai beneficiar 1,3 mil alunos

O Governador Mauro Mendes entregou, na tarde desta quarta-feira (11.03), o novo prédio da Escola Estadual Coronel Antonio Paes de Barros, no município de Barão de Melgaço (a 113 quilômetros de Cuiabá). Para a realização da obra foram investidos R$ 5,6 milhões, recursos públicos recuperados da corrupção.

A unidade de ensino, que no próximo dia 18 de março completa 72 anos de criação, terá capacidade para atender cerca de 1.300 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, distribuídos nos três turnos. A unidade começará a funcionar em 23 de março, início do ano letivo de 2020.

O governador Mauro Mendes ressaltou que a unidade foi construída com recursos recuperados da corrupção. “Não podemos deixar a corrupção tomar conta, precisamos dar o exemplo. Estamos trabalhando em parceria com todos os órgãos de controle e pedimos aos cidadãos que fiscalize e denuncie para que o dinheiro público seja aplicado corretamente, pois quando isso acontece ganha Mato Grosso e ganha o cidadão mato-grossense”.

Mauro Mendes destacou ainda que, em 2019, o governo trabalhou para recuperar financeiramente o Estado e organizar a casa. “De agora em diante, até o final do nosso mandato, vamos produzir e entregar muito mais obras em todos os municípios de Mato Grosso, todas como essa escola que vai melhorar a qualidade da infraestrutura, mas também a qualidade do ensino que é muito importante para os filhos da educação pública de Mato Grosso”.

O novo prédio é composto por 14 salas de aula, todas climatizadas, biblioteca integradora, sala de apoio e de recursos multifuncionais, sala para os projetos de arte, música e comunicação (Educarte), refeitório, banheiros e parte administrativa (diretoria, secretaria, coordenação, sala de reunião e dos professores). Toda a escola foi equipada com materiais e mobiliários novos.

Conforme a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a nova escola possui um ambiente com a qualidade necessária para a melhoria da proficiência dos alunos de Barão de Melgaço. “Tenho certeza que essa escola será referência aqui no município, pois possui um espaço apropriado para os profissionais da educação desenvolverem os trabalhos pedagógicos e para que nossas crianças e adolescentes possam construir seus conhecimentos”.

Em relação às obras da educação, a secretária ressaltou que estão a todo vapor em vários municípios do Estado. “Este ano já retomamos 25 obras de escolas e 18 estão em processo de licitação, além disso, temos a possibilidade de entregar mais 41 escolas somente no município de Cuiabá. Chegaremos ao final desta gestão com quase 80 unidades em processo de entregas, entre elas reformas, construções novas e manutenção”.

Segundo o diretor da escola, Cosmo Francisco dos Santos, a comunidade escolar conviveu, por muitos anos, com problemas físicos, mas apesar disso os profissionais e estudantes sempre se sentiram felizes na unidade, pois o ensino sempre foi de qualidade. “O ano de 2020 ficará na memória de todos nós, pois a vontade de voltar logo às aulas é evidente em cada um. Com certeza, todos nós estamos ansiosos para adentrar a esse novo espaço físico e mais humano” ressaltou.

A nova unidade de ensino vai abrigar também os alunos da EE Virginio Nunes Ferraz, as duas unidades serão unificadas.

Acordo de Leniência

O novo prédio da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros foi edificado com recursos públicos recuperados da corrupção pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), com a participação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os R$ 5.640.000,00 destinados para a obra foram oriundos de acordo de leniência firmado no ano de 2018 com empresa do ramo alimentício.

O acordo de leniência é um instrumento administrativo previsto na Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), guarda semelhanças com a colaboração premiada de pessoas físicas no âmbito penal.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708