Educação

16/11/2018 13:44

Período de matrícula para as unidades escolares de Cuiabá tem início em dezembro

As creches disponibilizarão cerca de 3 mil novas vagas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses

 

 

O período de solicitação de matrícula para alunos novos nas unidades de ensino da rede pública municipal de Cuiabá para o ano letivo de 2019 começa no próximo dia 17 de dezembro. As solicitações deverão ser feitas pelo portal Matricula Web, que será disponibilizado no site da Prefeitura. No último dia 22 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação publicou na página 29 do Diário Oficial nº 1466, a Portaria nº 448/2038/GS/SME, com informações sobre o calendário, documentos necessários e outras orientações.

De acordo com o calendário, o período de rematricula dos mais de 51 mil alunos já atendidos na rede, vai de 3 a 7 de dezembro. Após isso, será informado o número total de vagas na rede pública municipal de ensino. A expectativa é de que para as creches sejam disponibilizadas mais de 3 mil vagas.

Encerrada a rematricula, de 17 a 20 de  dezembro, os pais ou responsáveis poderão acessar o portal Matricula Web para solicitação de vaga para novos alunos, na faixa etária dos 0 aos 3 anos e 11 meses,  para as unidades educacionais de creches, Centros  Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e Centro Emergencial de Educação Infantil Portal da Fé.

Para facilitar o acesso aos pais ou responsáveis, nos dias 17 e 18 poderão ser solicitadas matriculas para unidades localizadas nas Regionais Norte e Leste; e nos dias 19 e 20, para as unidades localizadas nas Regionais Sul, Oeste e do campo.

“Os pais ou responsáveis terão que preencher um cadastro e a solicitação de matricula para alunos novos, disponíveis no Portal Matricula Web. Após a solicitação a CPODE e a Coordenadoria de Informação e Estatistica da secretaria farão a analise dos cadastros e confirmarão as matriculas que serão atendidas de imediato”, explicou a coordenadora da Comissão Permanente de Organização Escolar (CPOE), Conye Maria da Silva Bruno.

As solicitações de matricula que excederem o número de vagas disponíveis, automaticamente serão encaminhadas para o Cadastro de Demanda, para atendimento futuro.

Os pais ou responsáveis cujas matriculas serão atendidas de imediato receberão um aviso via e-mail ou SMS, e deverão comparecer nas escolas, com os documentos necessários, no prazo de três (03) dias úteis, a partir da convocação. Essas convocações terão início no dia 22 de janeiro de 2019. A listagem das solicitações que serão atendidas também serão divulgadas nas escolas e no site da Prefeitura de Cuiabá.

As matriculas para alunos novos nas unidades de Educação Básica (EMEB’s), Pré-Escola/Educação Infantil e Ensino Fundamental, para as crianças de 04 a 14 anos, serão realizadas no período de 07 a 10 de janeiro de 2019. Nos dias 07 e 08 de janeiro, para as unidades de ensino localizadas nas Regionais Norte e Leste e nos dias 09 e 10 de janeiro de 2019, para as Regionais Sul e Oeste, também pelo portal Matrícula Web.

Também nesses casos, os pais ou responsáveis deverão comparecer as unidades escolares para efetivar as matriculas, munidos de documentação, no período de 14 a 16 de janeiro de 2019.

Rede municipal

A rede pública municipal de Cuiabá é composta por 51 creches, 20 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs),  dois Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI),  81 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s), e 8 escolas do campo. Essas unidades de ensino atendem a 51.163 estudantes de 0 a 14 anos, além alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conforme dados do Censo Escolar do Ministério da Educação, o sistema de ensino do município de Cuiabá composto pelas escolas publicas,  privadas e filantrópicas, atendem 33% das crianças com idade entre 0 e 3 anos e 11 meses, e 93,35% das crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. 

Sobre isso, o secretário Municipal de Educação, Alex Vieira Passos disse que mesmo disponibilizando mais de 8,7 mil vagas nas creches, o município não consegue atender toda a demanda. “O prefeito Emanuel Pinheiro vem trabalhando para abrir novas salas de aulas com a implementação de programas de revitalização, salas móveis e construção de novas unidades”,  salientou.

Em 2019 a Prefeitura de Cuiabá vai entregar  dois novos CMEI’s nas regiões do CPA III e Recanto do Sol. Cada uma das novas unidades terá capacidade para atender 240 crianças com idades de 0 a 5 anos, sendo 140 dessas vagas para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. 

De acordo como último relatório da CPOD,  das 8.794 solicitações de matriculas feiras pelo portal Matricula Web, 4.762 foram atendidas em 2018. O déficit atual de vagas é de 4.035 vagas.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708