Economia

24/11/2021 09:52

ESTILO ROBERTO CARLOS Número de veículos sem combustível aumenta 18% na BR-163

Redação:GD

Dados da concessionária Rota do Oeste apontam que de 1º de janeiro a 31 de outubro de 2021 a empresa atendeu 3.276 ocorrências por pane seca, 18,5% a mais que no mesmo período de 2020, quando foram registrados 2.764 atendimentos no trecho de 850,9 quilômetros sob concessão em Mato Grosso.

Os números foram divulgados no mesmo dia que viralizou o vídeo do cantor Roberto Carlos, que ficou parado em uma das ruas do bairro Urca, no Rio de Janeiro, por falta de combustível no seu carro.

 

O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, relata que refletem nesse cenário fatores, como a falta de programação da viagem, a distância entre os postos de combustíveis em algumas regiões da BR-163, o desconhecimento sobre a autonomia do veículo ou mesmo a falta de manutenção veicular, que resulta na ineficiência do marcador de bordo.

 

Outro fator importante identificado, de acordo com relato de motoristas atendidos pela Concessionária, é relacionado à tentativa de economizar no momento do abastecimento. “Muitos motoristas relatam que estavam tentando encontrar um preço melhor no próximo posto, mas o tanque acabou secando”, comenta Ferreira.

 

Embora a economia seja importante, a segurança não pode ficar de lado. Um veículo parado na pista representa uma barreira e pode terminar atingido por outro condutor. Para prevenir que isso ocorra, a recomendação aos motoristas é que não adiem o abastecimento, se informem sobre os pontos de abastecimento e tenham conhecimento sobre o consumo médio do veículo.

 

Se precisar, chame a Rota – Caso tenha algum problema no trecho sob concessão da BR-163, o motorista pode acionar a Concessionária pelo 0800 065 0163. O serviço é custeado pelo valor arrecadado nas tarifas de pedágio. No canal, o motorista também obtém informações sobre os postos de combustíveis, facilitando a programação da viagem.

 

Infração – De acordo com o CTB, ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível é considerado infração média, que prevê multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708