Cultura

19/11/2021 20:03

PRIMEIRO ENCONTRO ESTADUAL DOS POVOS DE AXÉ PELA PAZ O Primeiro Encontro de Povos de Religiões de matriz africana aconteceu nesta quinta-feira 18/11

Redação:BatatinhaNews

PRIMEIRO ENCONTRO ESTADUAL DOS POVOS DE AXÉ PELA PAZ
O Primeiro Encontro de Povos de Religiões de matriz africana aconteceu nesta quinta-feira (18/11) na Praça Alencastro, centro de Cuiabá. Uma iniciativa das Casas de Axé, terreiros e tendas religiosas de matriz africana de Mato Grosso, em alusão à Semana da Consciência Negra.
O encontro foi coordenado por Mãe Joicy Lombardi, George Baranjak e outro líderes religiosos e reuniu cerca de 28 Casas de Axé de sete municípios da Baixada Cuiabana e cidades dos pólos de Cáceres e Rondonópolis com participação especial de Casas de Axé da capital paulista e da cidade do Rio de Janeiro.
A programação que começou com um café da manhã oferecido pela Secretaria de Cultura do Município se estendeu por todo o dia. Uma feira com exposição de imagens e objetos sagrados como sementes, oráculos e vestimentas chamou a atenção de quem transitava pelo centro da capital.
Diversos trabalhos religiosos foram oferecidos gratuitamente, dentre eles a leitura de cartas e de búzios além do trabalho de benzedeiros. A linha de cosméticos Seytú, com estande montado no local atendeu 15 mulheres com maquiagem da sua linha especiais de produtos para pessoas de pele negra.
A música temática da cultura afro embalou os participantes e chamou a atenção de quem passava pelo local. Quem parou para ver a feira pôde saborear um delicioso acarajé preparado pela Iyalorixá Marildes de OYA e sua equipe.
Mãe Joicy falando aos presentes agradeceu aos parceiros do evento citando entre eles a Executiva dos Conselhos Marilu Monteiro e a secretaria adjunta de Direitos Humanos da SETASC-MT. Ela lembrou que os objetivos do evento foram atendidos, que era promover a união dos Povos religiosos de matriz africana na semana da Consciência Negra, num evento estendido a todas as pessoas, independente de suas correntes religiosas.
“mostramos que isso aqui é muito mais que religião. Isso aqui é Cultura que promove a integração das pessoas e o equilíbrio sócio espiritual. Afirmou a líder Joyce.
O primeiro Encontro Estadual de Axé pela Paz se encerrou no fim da tarde com um desfile especial da cultura afro. Os modelos desfilaram trajando roupas e acessórios utilizados no dia-a-dia e nos cultos das diversas religiões de matriz africanas.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708