Cultura

19/12/2019 06:09

Museus de MT apresentam balanços de atividades da Temporada 2019

No Dia do Museólogo, quatro dos mais importantes museus da capital destacam média de público visitante durante o ano e exposições que marcaram a temporada

No Brasil, o Dia do Museólogo é comemorado todo 18 de dezembro. Pensando nisso, resolvemos rememorar a trajetória de conquistas dos museus e galeria sob a salvaguarda do Estado, durante a produtiva Temporada 2019. 

A propósito, a reabertura dos museus é uma prioridade da nova gestão da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, compromisso firmado pelo secretário Allan Kardec nos primeiros dias de seu mandato. Quase doze meses após assumir a pasta, o secretário parece estar contente com os resultados alcançados até aqui.

“Estamos comprometidos com reabertura dos museus e, mais que isso, mantê-los abertos com programações atrativas e de qualidade. Este foi um ano de muitas conquistas para os museus de Mato Grosso. Tivemos a reativação e reestruturação de quatro importantes aparelhos públicos [Arte Sacra, Casa Dom Aquino, Galeria Lava Pés e Residência dos Governadores]. E estamos trabalhando para que em 2020, todos os museus da capital estejam em pleno funcionamento. Para o ano que vem, vamos reativar ainda o Museu de Arde de MT e o Museu Histórico, este último já em obras”, adianta Kardec.

Entre estreias, reinaugurações, reformas e muitas exposições, quatro museus de Mato Grosso superaram as expectativas no que diz respeito ao público visitante. Vale lembrar que Mato Grosso integrou este ano a 17ª Semana Nacional de Museus. Confira o balanço de atividades da Temporada 2019 dos museus da capital.   

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Marcos Vergueiro

Após dois anos fechado para visitação, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) reabriu as portas em 2019 com novas alas, mais acessibilidade e um acervo de valor imensurável a população. De acordo com a coordenadora do Museu, Viviene Lozzi, aproximadamente dez mil pessoas visitaram o MASMT na Temporada 2019.

“O Museu de portas abertas novamente é uma conquista da sociedade. Nosso objetivo é fazer com que o aparelho se recoloque novamente para a sociedade, com atividades educativas e culturais, pesquisas e preservação do patrimônio. Estamos no caminho certo”, diz Viviene Lozzi.

Vale ressaltar que o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está trabalhando arduamente na formação de público. Além de abrir as portas aos fins de semana, o que não ocorria antes, seu programa educativo tem o foco em atendimentos escolares, universidades e agências de turismo.

“Percebemos que, pela primeira vez, as visitas espontâneas superaram o público de agendamento. Isso já é fruto do nosso empenho em formar novos públicos e, claro, da abertura do Museu aos fins de semana. Além dos eventos paralelos que trazem outro tipo de público. Nosso público escolar atendido de 13 de julho a 31 de outubro foi 1123 visitantes, número bem inferior ao público espontâneo. Isso significa que a população tem procurado mais os espaços museológicos”, explica Viviene.  

Um dos grandes destaques dessa nova fase do MASMT é a ala reservada aos retábulos da antiga catedral, Igreja Bom Jesus de Cuiabá. São dois altares dos séculos 18 e 19, com 8 metros de altura cada, um neoclássico e outros barroco rococó, expostos pela primeira vez desde que a antiga Catedral foi demolida, em 1968.

Outra novidade é o espaço reservado a instrumentos musicais. Lá estão expostos um piano de estante e um órgão de pedaleira, instrumentos que já pertenceram a Igreja do Bom Jesus de Cuiabá do período colonial.

Além de encontros, cursos e palestras, duas exposições temporárias marcaram a Temporada 2019 do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso: a exposição fotográfica Festas Religiosas de Cuiabá, que reuniu trabalhos de 14 importantes fotógrafos de Mato Grosso; e a exposição Narrativa de Ficção, com obras da artista plástica Marly Silva, em cartaz até janeiro.

Por fim, o Museu de Arte Sacra e a Paróquia Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho realizam a partir desta semana (17 a 22/12) o Natal de Luz. O evento é beneficente e contara com diversas apresentações culturais alusivas as comemorações natalinas.

Aberto a visitação de quarta-feira a domingo, sempre das 9h às 17h, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está localizado ao lado da Igreja do Bom Despacho, no complexo Seminário Nossa Senhora da Conceição.  

Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – Ação Cultural assina em conjunto com Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer a gestão compartilhada do O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso por meio do termo de colaboração nº 1393/2018.

Museu de História Natural Casa Dom Aquino

Cláudio Marchiori

Após três meses de reformas, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino está de portas abertas novamente. Considerando o tempo fechado para reparos e novas edificações, a Casa Dom Aquino recebeu quase cinco mil visitantes, entre agendamentos escolares e visitas monitoradas, na Temporada 2019, de acordo com a coordenadora Suzana Hirooka. 

Além de constantes cursos e oficinas, o Museu de História Natural está acessível à visitação de terça-feira a sábado, sempre das 8h às 18h e aos domingos das 8h ao meio dia.  A nova fase do Museu apresenta importantes mudanças, tanto na parte estrutural da edificação quanto no acervo, que agora conta com uma nova ala da exposição permanente e uma reserva técnica novinha.

“Até pouco tempo atrás, todo material arqueológico e paleontológico descoberto em Mato Grosso seguia para outras regiões do país ou mesmo para o exterior, com a desculpa de que aqui em Mato Grosso não tínhamos um espaço adequado para acondicionamento. Com a nova reserva técnica, isso não voltará a acontecer. Agora temos um espaço tão bom quanto o de qualquer outro museu do mundo”, garante Suzana Hirooka.

Entre as mudanças estruturais, destaque para reparos e substituição parcial do telhado, esquadrias, substituição de toda a parte elétrica e banheiros com acessibilidade. Sobre o acervo, à exposição permanente do Museu somou-se a ala de mascaras sagradas dos povos waurá e uma reserva técnica que segue os padrões internacionais de museologia.

Além disso, um novo cenário representativo do homem pré-histórico, composto por um bio lago com cascata, rochas naturais e peixes silvestres da bacia do Rio Cuiabá, foi construído. O monumento é uma representação do período holoceno, que corresponde aos últimos dez mil anos de evolução. Para melhor retratar a época, foram instaladas no lago, estátuas de barro alusivas ao paleoíndio, em tamanho real, esculpidas pelo artista plástico Junne Fontenele.

Com um amplo acervo distribuído entre a exposição aberta ao público e itens salvaguardados cuidadosamente na reserva técnica, o Museu de História Natural Casa Dom Aquino é gerenciado pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) juntamente com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ministério da Cultura, Grupo Terna e as Usinas Hidrelétricas (UHE) Sinop e São Manoel. 

O Museu Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, nº 2000, bairro Dom Aquino, Cuiabá (MT). 

Galeria de Artes Lava Pés

SecomMT

Quatro diferentes exposições marcaram a Temporada 2019 da Galeria de Artes Lava Pés. Localizada no piso térreo da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o espaço, aberto de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 8h às 18h, recebeu neste ano, aproximadamente, seis mil visitantes, de acordo com a Superintendência de Patrimônio Histórico e Cultural, Vicente Paulo.

“Estamos felizes com essa retomada da Galeria Lava Pés, numa sequência muito interessante de novas exposições, valorizando sempre a diversidade das linguagens artísticas, bem como, os artistas de várias regiões de Mato Grosso”, comemora Allan Kardec.

Logo no início do ano, no mês de fevereiro, a Galeria Lava Pés estreou a temporada com a exposição coletiva Entre Formas e Cores, reunindo obras de Rosylene Pinto, Janderson Cavalcante, Benedito Silva, José Pereira, Rimaro e Osiris Paulo.

Em abril foi a vez da exposição O Egito Sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú Cultural, que chegou a Galeria Lava Pés com um deslumbrante acervo voltado ao conhecimento científico no período das grandes conquistas napoleônicas. Cuiabá de volta a rota das grandes exposições nacionais.

Com obras de Vitória Basaia, Gonçalo Arruda, Junne Fontenelle, Marcelo Velasco e Miguel Penha, a exposição coletiva Sen[s]ação esteve em cartaz na Galeria Lava Pés entre os meses de junho a outubro.

Reservada para a última exposição da Temporada 2019, a mostra coletiva Olhares Cuyaverá, em cartaz atualmente, segue até janeiro de 2020, exibindo uma seleção de 300 fotografias que reverenciam a capital mato-grossense no ano de seu tricentenário. 

Museu Residência dos Governadores

SecomMT

Durante 45 anos, a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias. Atualmente tem funcionalidade museológica, mais um equipamento cultural que expões de forma permanente e didática itens do antigo mobiliário, pratarias, louças, entre outros objetos antigos.

Administrado pela Superintendência de Patrimônio Histórico e Cultural da Secel, entre visitas monitoradas, agendamentos escolares, saraus e encontros o Museu Residência dos Governadores recebeu aproximadamente dois mil visitantes, em 2019.

“Tive o privilégio de transformar este lugar num museu, em 1986. Resolvi transformar esse patrimônio que durante mais de 40 anos serviu de residência oficial dos governadores de Mato Grosso. Começou com Júlio Müller na década de 30 e foi até Júlio Campos, em 1986. Hoje é um patrimônio lindo, com os moveis, as pratarias e vestuários antigos a serviço da comunidade”, relembra o ex-governador Júlio Campos.

O Museu Residência do Governadores está localizado na Rua Barão de Melgaço, 3565 - Centro Norte de Cuiabá e fica aberto ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 17h. 


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708