Cultura

12/11/2018 18:49

Segunda edição do Coaching KIDS em Cuiabá será no SG Gestão de Pessoas

Coaching é sim um processo aplicado para as crianças e adolescentes. Que fiquem atentos, neste sentido, os pais, professores, psicólogos e demais profissionais que se preocupam com a educação. No próximo dia 21 de novembro ocorrerá em Cuiabá no auditório da SG Gestão de Pessoas, a segunda edição do curso, no qual será passada a metodologia do Coaching KIDS. O treinamento terá 4 horas de duração, das 14 às 18 horas.

A facilitadora Mara Suassuna, mestre em psicologia e master coaching, uma referência nacional na área de desenvolvimento humano, é autora do livro “Coaching KIDS – Estabelecendo metas para uma educação para a vida”, sendo sua metodologia baseada na obra. Foi através de sua experiência, com mais de 20 anos atuando como psicóloga clínica e organizacional, em Goiânia, que ela observou um nicho para atuar com crianças e adolescentes, voltado ao direcionamento da vida.

Mara destaca que a criança  está no processo de  desenvolvimento neural e social, e os pais e educadores, obviamente exercem importante papéis na formação, mas não devem forçar na autonomia das crianças e adolescentes, no sentido da escolha do que desejam ser no futuro. Na sua visão é comum os pais inspirarem pelo exemplo, como também é prática muitos forçarem a criança a decidir o que quer ser quando crescer.  

O que diz Mara Suassuna pode ser na pratica assim: o filho ou a filha pode ter a mãe, uma médica famosa, como sua inspiração, porque a mesmo conquistou fama, dinheiro e vários prêmios na atividade. Por outro lado, não é boa prática os pais forçarem um perfil não alinhado ao comportamento dos filhos. Isso pode causar infelicidade, frustração, ansiedade, depressão e um número crescente de profissionais com habilidades técnicas boas, mas com atuações medíocres, por executarem o que na realidade não condiz com seus desejos, mas que foram obrigados, de certa forma a buscar a qualificação para satisfazerem os anseios dos seus pais.

 

Livro e método

Mara escreveu em 2015 o livro “Coaching KIDS” e através do método tem auxiliado de forma comprovada pais, psicólogos, educadores, e profissionais da área de desenvolvimento humano, inclusive coaches, que lidam com o público alvo a trabalharem de forma mais eficaz. A própria publicação é o material utilizado no curso, sendo que cada participante terá o seu livro.

A profissional deixa claro que o processo de Coaching “não é igual terapia, e sim um processo do presente para o futuro”. Isso passa, entretanto, pelo empoderamento da criança e do adolescente, estimulando o que fazem bem e valorando suas qualidades; pelo que os deixam felizes; pela quebra de suas crenças limitantes; pela responsabilização e disciplina; pelo equilíbrio nos relacionamentos; pelo alinhamento dos seus valores e pela descoberta de seus potenciais.

O importante, na sua análise é que os filhos não sejam meros reprodutores do que os pais desejam. É um treinamento com métodos e ferramentas que comprovadamente auxiliam, através de uma fácil aplicação, a ter um relacionamento mais equilibrado e feliz. Pais e educadores terão maiores facilidades na orientação dos pequenos sobre assuntos como: autodesenvolvimento, metas, como colocar em prática os planos, responsabilização, disciplina, quebra de crenças limitantes, felicidade e alinhamento de seus valores.

 

Sobre o método

O método e ferramentas utilizados tornam-se um caminho suave, em 20 lições, aplicadas através do livro “Coaching KIDS”, um guia passo a passo, para o desenvolvimento e direcionamento do futuro próspero e positivo. São orientações teóricas, que junto com a prática do treinamento instruem na aplicação do método caso a caso.  A reflexão que o método possibilita, através de um diário de atitudes, em que a criança e o adolescente devem colocar em prática, até chegar ao objetivo. “São pontuados a vida da criança na escola, na família e com os amigos”. Todos os participantes da oficina receberão o livro para aplicarem efetivamente.

É trabalhado no Coaching KIDS dimensões espirituais e escolares da criança e adolescente, para que eles reflitam sobre o que eles são hoje e o que querem ser amanhã, bem como o que devem fazer para conseguir isso.

“Os pais e educadores devem acompanhar os sonhos das crianças e ajudarem a traçar e realizarem, sem autoritarismo, num diálogo construtivo”, destacou Mara Suassuna, mostrando a importância de se desenvolver a escuta ativa e respeitosa dentro do universo dos pequenos. “Não se pode subestimar o conhecimento tácito da criança”, ponderou a mastercoach.

Mara deixa claro, por exemplo, que uma criança de quatro anos pode não ter dentro dela, de forma concreta a definição de caminhos, mas ao invés de determiná-los os pais podem ajudar nas escolhas dialogando mais, conversando com as crianças e levando-as a sentir as experiências e não ser meras reprodutoras das ordens.

O processo de descobertas é importante para a qualidade de vida da criança e do adolescente, e isso evita até mesmo a autoestima baixa, que pode levá-los até mesmo a ser futuras vítimas de bullying.

 

Informações sobre a facilitadora

Mara Suassuna – psicóloga, mastercoach, palestrante em nível nacional e escritora, Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP/SP, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso-UFG e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), doutoranda em Educação, pela UNINI- México; Diretora da Prospecta Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Diretora do Instituto de Desenvolvimento Humano e Coaching- IDHC. Master Coach pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching com 4 Certificações Internacionais (BCI, GCC, IAC e ECA), atua com Self Coaching, Professional Coaching, Executive Coaching e Business Coaching. Analista de Perfil Comportamental Assessment e DISC, formação em Practitioner de PNL (INAP), Eneagrama, escritora e palestrante de nível nacional. Possui experiência de 20 anos na área de gestão de pessoas em Empresas Nacionais e Multinacionais, e em psicologia clínica e organizacional. Presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Goiânia.

 

Local e preço

O Curso Coaching KIDS está sendo realizado em Cuiabá, pela segunda vez, pelas empresas Prospecta – Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e o Instituto EcoGente – Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socio-Ambiental.

Sueli Batista, mastercoach, diretora do Instituto EcoGente,  diz que desde que conheceu o método o considerou muito eficaz e faz questão de realizar o curso, com a própria autora do livro Coaching KIDS, oportunizando ao público a interatividade com uma grande expert no assunto.

Nesta edição Sueli manteve contato com a diretora da SG Gestão de Pessoas, Silvana Gomes para que a empresa fosse parceira, juntamente com a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Cuiabá.

A parceria possibilitou não só o local adequado para o curso, mas também condições especiais com desconto de  20%, para quem é da BPW Cuiabá, e clientes das empresas realizadoras e parceira.

O Curso custa R$ 500,00, incluso o livro, e pode ser dividido em até quatro vezes no cartão de crédito. 

 

Informações e inscrições

Data: 21 de novembro de 2018

Horário: 14h00 às 18h00

Local: SG Gestão de Pessoas - Av. Historiador Rubens de Mendonça (Av. CPA), 352- Bairro Baú- Cuiabá-MT.

Fones: 65- 3644.2257 - 99610.2257 -  3623.1274 - 99981.3389 – 99972.9348


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708