Cidades

18/03/2021 10:15

APÓS PROTESTO DE MOTORISTAS >Temos o menor ICMS de etanol do país>, diz Mauro Carvalho sobre aumento do combustível

Redação GD

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, rebateu as críticas sobre a alta dos preços dos combustíveis em Mato Grosso. Ele afirmou que o Estado tem "a menor alíquota de ICMS do etanol no país" e que o aumento dos preços na bomba "não tem relação com o imposto cobrado no Estado".

A alíquota, ou seja, a taxa, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Mato Grosso é de 12,5%, o menor entre os estados. Conforme o levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a alíquota mais alta é do Rio de Janeiro (32%), seguido por Tocantins (29%).

 

A resposta de Carvalho veio após o protesto dos motoristas de aplicativo realizado na quarta-feira (17). Representantes do movimento se reunião com o secretário para pedir a revisão do ICMS dos combustíveis, em especial do etanol.

 

No encontro, o secretário argumentou que o aumento dos combustíveis é causado pela política de preços da Petrobras, que já teve 6 altas em 2021. E, no caso do etanol, a alta também foi provocada pela variação do preço do milho e do dólar.

 

"A Petrobrás tem uma política, chamada de preço de paridade de importação, que também leva em conta a variação cambial, como a alta do dólar, entre outras composições que provocam essa alta. O que precisa mudar é essa política", explicou. (Com informações da assessoria)


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708