Cidades

21/06/2018 08:36

Presidente da AMM participa do 35° Congresso Mineiro e recebe Medalha do Mérito Municipalista

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, participou do 35° Congresso Mineiro de Municípios em Belo Horizonte. Durante a cerimônia de abertura do Congresso, foi realizada a entrega da Medalha do Mérito Municipalista “Celso Mello Azevedo”. Trata-se de uma condecoração que os prefeitos mineiros conferiram à várias personalidades das áreas política, jurídica e empresarial O evento foi promovido pela Associação Mineira de Municípios nos dias 19 e 20 de junho, no estádio Mineirão. A entidade congrega 853 municípios do Estado de Minas Gerais.

Neurilan Fraga foi um dos homenageados, recebendo a Medalha do Mérito Municipalista, em reconhecimento ao trabalho que vem realizando frente a Associação Mato-grossense dos Municípios. 

Respeito aos municípios e, consequentemente, à população, foi o tom da abertura oficial do 35º Congresso Mineiro de Municípios. Em sua cerimônia de abertura, vários  discursos de autoridades da política reclamando a efetivação do pacto federativo e o repasse urgente de verbas devidas às prefeituras. “Este evento tem uma simbologia grande, porque está sendo realizado contra muitas forças que antes o apoiavam”, afirmou o presidente da Associação Mineira e prefeito de Moema, além de 1° vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda.

“Respeito, respeito, respeito”, clamou o senador Antônio Anastasia. Figura frequente em congresso, desde os anos 1980, Anastasia relembrou os primeiros encontros de que participou. “O tema mais importante aqui, que hoje falta no Brasil e alegra a nós todos parlamentares, é o respeito aos municípios. É o reconhecimento de que o município é membro da federação, tanto quanto a União e tanto quanto o Estado”, destacou.

“Temos um sistema federativo que no nosso entendimento é correto, mas um modelo que está torto e não atende mais às necessidades da população”, afirmou Glademir Aroldi, presidente da CNM. “Reconhecemos a gravidade da crise atual, mas o governo tem que cumprir com aquilo que assumiu”, discursou Paulo Ziulkoski, ex-presidente da entidade.

Também estavam presentes na cerimônia de abertura e discursaram: o vice-governador Antônio Andrade; o deputado federal Rodrigo Pacheco, representando o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; e o ex-governador Alberto Pinto Coelho. 

A  Associação Mineira de Municípios entregou medalhas a entidades e personalidades que se destacaram durante o último ano no trabalho de promoção do desenvolvimento dos municípios e dos cidadãos.  Foram convidadas personalidades para receber a Medalha do Mérito Municipalista “Celso Melo de Azevedo”, e outras quatro pessoas com a Comenda Especial do Mérito Municipalista, a mais alta condecoração concedida às autoridades que se destacaram na defesa das cidades de Minas Gerais. 

As lideranças municipalistas agraciadas com a Medalha:

  • O Presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Carlos Alberto.

  • O Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios, Neurilan Fraga.

  • A Presidente da Associação dos Municípios do Acre, Marilete Vitorino de Siqueira.

  • O Presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Andresson Cavalcante.

  • O Presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Jairo Soares Mariano.

  • O Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), José Patriota Filho.

  • O Presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio De Janeiro (Aemerj), Luiz Antonio Neves.

  • O Presidente da Associação dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro Pereira.

  • O Presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), José Antonio Vasconcelos (Tota).

  • O 1º Tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Prefeito de Manaquiri, Amazonas, Jair Souto.

  • O Presidente da Associação Estadual de Municípios do Piauí, Gil Carlos.

  • O Prefeito de Ibatiba, Luciano Miranda Salgado, representando neste ato, o Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Guerino Luiz Zanon.

Comenda Especial do Mérito Municipalista 

  • A Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Carmen Lúcia.

  • O Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheiro Mauri Torres.

  • O ex-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

  • O ex-presidente da Fiemg e do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), Olavo Machado Júnior.


Copyright  - Batatinha News  - Todos os direitos reservados


Plantão

Fone (65)99971-1708